22/08/2012

Reeducação emocional para o bem do casal

Pensar antes de agir ou falar evita mágoa e desunião


Por Michele Roza / Fotos: Thinkstock e reprodução IURDTV
michele.roza@arcauniversal.com


Quando uma pessoa age ou fala por impulso, pode acabar magoando alguém. Até se arrepende do que fez, mas, às vezes, não consegue desfazer o mal entendido.

Por isso, é tão necessário que controlemos as nossas emoções e passemos a racionalizar antes de tomar uma decisão.

Muitos casais promissores não duram porque sofrem com o descontrole emocional de um dos companheiros. Brigam dentro e fora de casa, falam antes de pensar, tornam os problemas maiores do que eles realmente são, pois a emoção cega a ponto de não deixar enxergar uma simples solução.

O que se faz ao parceiro, se faz a si mesmo

A razão serve para resolver o problema com a cabeça “fria”, reverter uma situação negativa. Temos que ter controle da emoção, e apelar para a razão.

Em um dos programas da Escola do Amor (The Love School), apresentado pelo bispo Adilson Silva e pela esposa dele, Rosana, o vendedor Wellington Correia e a balconista Chaiane Correia, casados há mais de 5 anos, contaram como não passavam um dia sem entrar em conflito. Ele sempre foi mais racional, porém ela, muito amarga, guardava resentimento de tudo, totalmente emocional. Tudo mudou quando passaram a frequentar a Escola do Amor.

“Aprendi que quando um dos dois quer brigar, o outro deve ir até a cozinha e encher a boca de água para não responder. Um dia eu fiz isso. Ela vem mudando seu comportamento. Isso só traz benefícios para o casal”, diz Wellington. “Agora, pensamos mais antes de falar”, completa Chaiane.

Reeducação emocional

A mulher deve procurar sempre a hora certa e o melhor jeito para falar com seu esposo. Ele também deve ceder em alguns momentos, ouvir e procurar dar a sua esposa aquilo que ela quer. Pense nas tarefas que podem ser divididas ou refeitas. Ambos devem achar o equilíbrio na relação, entre a emoção e a razão.

A intimidade não dá o direito de perder o respeito com o outro. Pelo contrário, ela demonstrainteligência. É saber conviver, principalmente na hora das dificuldades, e não apontar na cara do outro os defeitos ou erros que cometeu. Respeitar o espaço do outro é essencial para uma boa relação dentro de casa.

Dicas para você controlar as emoções

1 - Pense duas vezes, antes de falar ou agir;

2 - Toda vez que alguém lhe aborrecer, antes de revidar, pense e busque a melhor saída para o problema;

3 - As emoções potencializam os problemas. Por isso, use a inteligência para encontrar soluções;

4 – É melhor sentir o gosto do “sapo” agora (ouvir e não revidar), do que sentir o gosto do arrependimento de ter destruído a relação e não poder voltar atrás;

5 – Não faça o que sente vontade de fazer, mas o que é preciso fazer. Quantas vezes você sente vontade de dizer coisas para o seu chefe, mas se controla? Por que seria diferente com a pessoa amada?

Nenhum comentário:

Postar um comentário