Delineie o que quer

Acomodar-se nunca é a melhor opção, e mudar os objetivos de vida torna-se necessário a partir do momento em que tudo parece não ter mais tanto valor ou que algo está incomodando. Porém, para ter o melhor é preciso criar metas. “De nada adianta querermos melhorar fisicamente, no âmbito financeiro e amoroso se não traçarmos o que é necessário para transformar o dia a dia e até a vida”, comenta a psicóloga Tamara Teixeira Lino.
De acordo com a especialista, grande parte das pessoas quer algo, mas nem sabe ao menos o que é preciso para conquistar seu desejo e ser feliz realmente. “O importante é saber onde se quer chegar. A partir daí, trace metas, estipule prazos e vá aos poucos, mas no seu limite, não os ultrapasse. Não se cobre demais, as atitudes têm que ser mais maleáveis, afinal, não é porque naquele momento nada está saindo como o planejado que desistirá”, incentiva Tamara. Ela sugere ainda que cada pessoa faça uma lista por ordem de importância com o que deseja alcançar. Se possível, inclusa a sugestão de prazos a cumprir e veja frequentemente essa lista, para não perder o foco e os objetivos e ainda aproveitar para usá-la como um incentivo.
“Cada vez que completo mais um ano de vida planejo como será meu ano até que chegue o próximo. Obviamente que as situações mudam e os planos também, mas vou adequando-me e reorganizando cada um deles, me esforçando para conquistar o que quero. Não tinha o costume de fazer isso, mas percebi que anotando tudo consigo me organizar melhor e ver as situações com mais clareza”, comenta a estudante de engenharia Sarah Pimentel, de 26 anos.
Segundo a psicóloga, muitas vezes, para conquistar o que se quer, é preciso pedir ajuda, independentemente se seja de um profissional, dos pais, parentes ou amigos. “Não é vergonha para ninguém. Peça sugestão e conselhos às pessoas em que tem mais confiança. Isso não quer dizer que é preciso seguir, mas serve para pensar e refletir. Procure um dia calmo para avaliar seus objetivos. Além disso, escolha um local tranquilo, sem a interferência de barulhos e pessoas. Esteja concentrado”, orienta Tamara.
Dicas
- Tenha responsabilidade e determinação para seguir com suas prioridades de vida;
- Reformule o que quer à medida que as necessidades forem mudando;
- Pense positivo sempre e nunca desista;
- Comemore a cada conquista;
- Seja realista e avalie os prós e contras de todas as atitudes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário