13/04/2012

Críticas construtivas

Amigos corajosos opinam sobre nossas escolhas. Saiba ouvir

Por Michele Roza
michele.roza@arcauniversal.com

O homem, como um ser pensante, sempre tem algo a dizer. Mas, nem sempre, uma opinião agrada a todos. Às vezes, nossas palavras desagradam e são encaradas pela outra pessoa como uma crítica. Ninguém gosta muito de ouvir que errou ou que não está no caminho certo. Mas, será que não existem críticas construtivas?

Muito utilizada nos textos que lemos em jornais e revistas sobre filmes e peças de teatro, a crítica é também comumente usada para emitir opiniões sobre o que se pensa do comportamento e atitude de alguém, de um amigo, um familiar, por mais simples ou complexo que esse ato seja.

Do grego kritiké, crítica significa juízo – ou o ato de julgar. A origem da palavra insinua que a ela conota-se apenas um valor desfavorável. Contudo, muitas vezes mal interpretada e vista apenas como palavra de inveja e ignorância, a crítica pode e deve ser encarada como construtiva.

Saber criticar, mas também ouvir

No dia a dia, passamos por diversas situações que nos fazem analisar algo e julgar o que é melhor e mais correto, escolher caminhos e emitir opiniões verdadeiras. A nossa experiência sobre determinados assuntos nos dão conhecimento para comentar o que nos incomoda em uma pessoa e nas atitudes dela. O caminho inverso também se aplica aqui.

Para isso somos e temos amigos, corajosos à medida que, sem medo, apontam um erro para ajudar o próximo a perceber onde pode ter se enganado. A recíproca deve existir. Devemos também saber ouvir o outro e aceitar críticas sobre nossas escolhas.

Mesmo as palavras mais duras, quando proferidas com sinceridade e consciência, nos permitem rever atitudes e aprender com isso. E você internauta, sabe dar sua opinião com sinceridade para ajudar um amigo? Sabe também ouvir e aceitar críticas sobre si? Pense nisso e escreva para nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário