14/10/2012

Vale a pena investir na vida sexual do casamento

O tempo de relacionamento tem atrapalhado a intimidade de muita gente, afastando o marido da esposa

 
 
O sexo não é tudo em uma relação, mas é possível afirmar que se o relacionamento conjugal de um casal não vai bem é difícil haver total harmonia entre o marido e a esposa.
 
Hoje em dia, é muito comum entre os casais queixas relacionadas à falta de comunicação. Com o passar do tempo, a facilidade de se comunicar tem diminuído.
 
Na avaliação da psicoterapeuta Paula Cereda – porta-voz do livro “Entre lençóis” –, essa dificuldade de diálogo traz desgaste e distanciamento afetivo. Dessa forma, como é possível imaginar, a intimidade sexual do casal fica pesada e sem brilho.
 
“Para que o leito do casal fique preservado de desgastes é muito importante que os dois tenham compromisso em manter no dia a dia boas conversas, toques carinhosos e atenciosos, além do desejo por cativar a admiração do parceiro”, diz Paula.
 
Ela lembra que sem criatividade, cuidado e sedução tudo fica normal e corriqueiro. Dessa forma, a relação sexual se torna uma tarefa a ser cumprida.
 
“A falta de interesse é resultado de um processo de distanciamento físico e afetivo. Sendo assim, precisamos trabalhar o resgate da atração e da atenção. Ninguém gosta de rotinas, elas enjoam.
 
Ninguém gosta de cobranças contínuas. Então, quando as coisas ficam frias é hora de tomar cuidado com conversas chatas. Em vez de só cobrar ou reclamar, encontrar motivos para brincar e rir é ótimo”, orienta.
 
Tempo pode ser um aliado
 
Para a psicoterapeuta, o tempo não precisa ser um inimigo. Ele pode se tornar um aliado se o casal souber usá-lo como um agregado de conhecimento.
 
“Para que o tempo não roube o interesse e o desejo do casal é necessário que exista sempre a busca curiosa pelo outro.”
 
É importante cultivar a preocupação em saber como o parceiro está, o que deseja e como surpreendê-lo. “Curiosidade, empenho, respeito, sedução e muito carinho podem manter uma relação viva por muito tempo”, garante Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário