18/12/2013

LIDANDO COM PESSOAS PRECONCEITUOSAS



Se você já lidou com uma pessoa preconceituosa, sabe que não adianta argumentar com ela. Ela já formou a opinião própria, ainda que de maneira falha e estúpida. Afinal, preconceito é filho da ignorância.

Todos nós já fomos preconceituosos, pois já fomos ignorantes. Mais tarde, o conhecimento abriu nossa mente e então vimos que estávamos equivocados. Provavelmente ainda somos preconceituosos com respeito a coisas que achamos que sabemos mas na verdade ainda não investigamos com cuidado.
Se você se vê preconceituoso para com alguém ou alguma coisa, procure realmente conhecer a pessoa ou assunto. Informe-se. Pese os fatos. Permita-se o benefício da dúvida. Ouça opiniões equilibradas de pessoas não preconceituosas a respeito do que você está tentando conhecer melhor. Livre-se de suas opiniões preconcebidas, reúna os fatos, e decida segundo o que lhe parece mais correto e honesto. Não tenha medo de reconhecer que talvez estava errado.
Se você lida com uma pessoa preconceituosa e quer saber como influenciá-la, minha primeira sugestão é que você desista da ideia — pelo menos se você vê que a pessoa está tão agarrada aos seus preconceitos que não tem interesse nenhum de ouvir algo diferente. É perda de tempo. Mas na improvável chance de que ela queira se informar melhor, então resuma-se em lhe apresentar informações sobre o assunto. Mesmo assim, a decisão de absorver aquela informação será dela. Não se culpe se ela escolheu manter o preconceito.  Há gente que se agarra a eles como Bruce Willis na porta de uma carreta voadora em Difícil de Matar.

16/12/2013

ELE(A) MUDA FÁCILMENTE DE HUMOR

Se uma pessoa muda constantemente, deve buscar ajuda


Em um dia, demonstração de carinho, sorrisos e palavras doces. No outro, semblante fechado, rispidez e agressividade nas palavras. É natural que todas as pessoas passem por situações difíceis e isso influencie no humor, afinal, quem nunca ficou bravo com alguma coisa ou com alguém? Mas o temperamento forte não pode se tornar um hábito, que muitas vezes incomoda, principalmente, o companheiro.
Pessoas educadas e atenciosas que explodem de uma hora para outra podem se tornar rudes e até insuportáveis. Na maioria das vezes, esse comportamento, de fazer “cara feia” para tudo, é caracterizado por complexos interiores, como ciúmes. As pessoas acham que agindo assim estão se protegendo. “Se a pessoa é dócil e, de uma hora para outra, começa a mudar, a brigar, ela tem que buscar ajuda”, sugere o apresentador do programa “The Love School – A Escola do Amor” (www.tvuniversal.org), bispo Emerson Carlos.
Segundo ele, esse comportamento também pode ser reflexo das atitudes do outro, pelo medo de sentir diminuído diante de uma situação, o que se transforma em insegurança. “Procure ouvir mais e se preocupe com os interesses do parceiro. Não fiquei criticando, isso não ajuda em nada. Aprenda a respeitar e a valorizar a pessoa amada, mesmo quando não estiver satisfeito”, alerta.
Além disso, para evitar qualquer tipo de alteração no humor, pequenas mudanças nos hábitos podem garantir um dia mais rentável. Durma de 7 a 9 horas; faça exercícios físicos; se alimente bem e de maneira saudável; e tenha prazer no que está executando, seja no âmbito pessoal ou profissional.
Mudava de humor quando era contrariada
“Eu alterava meu comportamento em um piscar de olhos. Uma hora estava bem, outra não. Um calçado no lugar errado era motivo para eu brigar com meu marido, que era quem sofria mais com esse meu jeito volúvel”, comenta a autônoma Vanusa Alves.
Segundo o esposo de Vanusa, Anderson Alves, ela tinha um temperamento tão inconstante que havia situações em que queria impedi-lo até de sair de casa sozinho. E quando eles iam passear juntos, ela mudava do nada. “Às vezes estávamos caminhando e, sem motivo, ela começava a beliscar minha mão, reclamar, cruzar os braços ou brigar”, conta ele.
Vanusa percebeu que o humor dela mudava quando o esposonão concordava com algo que a agradava, e também quando ele bebia,  isso a deixava transformada. “Essa minha natureza causava muitas brigas, levando quase a agressões físicas”, lembra.
Mas, antes que algo de pior acontecesse e a relação fosse destruída, o casal buscou a presença do Senhor Jesus e a vida dos dois foi mudada por completo. Hoje, eles têm uma família bem estruturada e são felizes.  
Saiba o que fazer para evitar as crises
Melhore a sua vida sentimental também. Todas as quintas-feiras, na IURD, acontece a Terapia do Amor. Durante os encontros, os palestrantes explicam, entre outros assuntos, que para ser feliz é necessário que algumas regras sejam estabelecidas dentro do relacionamento. Se você é solteiro, casado ou separado poderá encontrar nessas reuniões a direção ideal.

03/12/2013

AGRESSIVIDADE NO RELACIONAMENTO

Você vive isso no seu? Saiba como acabar com o problema


Apresentável, rico, elegante, simpático e bem-sucedido. Em meio a tantas qualidades, é possível que muitas mulheres queiram se relacionar com um homem visivelmente sem defeitos – aquele que poderia se ajustar aos padrões apropriados para constituir uma família. Porém, imagine se entre tantas características positivas, essa pessoa for agressiva no relacionamento a dois. Neste caso, a relação valeria realmente a pena? Independentemente da situação, não se deixe levar pela aparência, pois ela engana.
“Agressão não é apenas a forma verbal ou física de ofender uma pessoa. Às vezes, a pior maneira de agredir alguém é ficando em silêncio ou 'dando um gelo'. Sendo assim, quando o companheiro percebe que obteve um resultado positivo em cima do outro, inconscientemente aprende que a melhor forma que tem para conseguir algo do seu parceiro é agredindo-o de alguma maneira”, explica o apresentador do programa "The Love School - A Escola do Amor" (*), bispo Renato Cardoso.
Ele alerta também que tanto o homem que agride a mulher quanto a esposa que é nervosa com o marido estão demonstrando, talvez sem querer, uma grande insegurança: “Se eu preciso agredir a pessoa amada para expor meu ponto de vista, que tipo de pessoa eu sou? A Bíblia diz que o homem é humano e pode irar-se, mas quando você tem raiva e não sabe utilizá-la para resolver um problema, você vira vítima dela e acaba destruindo a sua vida.”
Toda agressividade tem um motivo. Descubra qual é a causa responsável pelo seu problema, se é ciúmes ou insegurança, e entenda o motivo de você ser assim com o seu companheiro. “Quando o espírito está fraco, qualquer emoção é forte. A pessoa tem que perceber que precisa de ajuda”, ressalta o bispo. Segundo ele, ser homem não é bater na mulher, e sim saber o momento de usar a cabeça, ser inteligente e buscar ajuda.
“Você que é casado tem que investir tempo no seu relacionamento e maneiras de aprender a conviver melhor e, principalmente, sem crises. Organize as coisas para que passem  mais tempo juntos. O importante é que um aprenda com o outro. Se ela gosta que você a avise dos compromissos, não custa nada informar aonde vai e a que horas pretende retornar.”
Ele mudou por mim
A assessora de imprensa Denise Bonetti conta como se livrou da agressividade do marido: “No início do namoro, ele era muito calmo, atencioso e dedicado ao relacionamento. Depois do casamento fui conhecendo outro companheiro. Ele era mal-educado e me tratava mal na frente das pessoas. Quando brigávamos, ele me ignorava, mas nunca chegou ao ponto de me bater, porque eu cortei isso antes.”
Segundo Denise, houve um dia em que ela conversou seriamente com ele, foi franca e apontou o que poderia melhorar. “Expliquei que ele não precisaria mudar os hábitos, mas sim a maneira como conduzia cada situação. Falei que eu sempre fui a favor do casamento, mas ele estava me deixando triste com cada atitude. As palavras foram ouvidas com atenção e meu esposo tem feito o melhor que pode. Só em vê-lo se esforçar já fico contente. A agressividade não existe mais em meu relacionamento.”

30/10/2013

SEGREDO DA FELICIDADE


Nada é mais importante na vida do que a própria vida;

Mas para se obter a essência da vida, a felicidade, é preciso priorizar dois passos:
Primeiro: ,


Segundo: CASAMENTO.

 - trata do matrimônio com o Espírito de Deus;


CASAMENTO - trata do matrimônio com a pessoa amada.

 - está relacionado ao primeiro mandamento da Lei de Deus


Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento… Lucas 10.27

CASAMENTO - está relacionado ao segundo mandamento da Lei de Deus


Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10.27

 - é a parte principal da cruz: haste vertical - relacionamento com Deus;


CASAMENTO - é a segunda parte da cruz: haste horizontal - relacionamento com a pessoa amada.

Todo o mundo entende o significado de casamento;


Por conta disso, o Senhor Jesus fez analogia do sagrado matrimônio com a comunhão da criatura com o Criador.

Porém, este relacionamento depende da atitude de ambas as partes;
Deus fez a parte dEle e aguarda que a criatura humana faça a dela.
Se o ser humano sacrifica seu ser e sua vida em favor da sua fé e em favor do seu casamento estará incluído na profecia:
Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos Seus caminhos!


Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem. Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.


Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR! 

Salmo 128.1-4

12/10/2013

COMO EVITAR QUE O RELACIONAMENTO A DOIS ESFRIE

Há certas leis de convivência que devem ser seguidas


Todo relacionamento começa de uma forma intensa, repleto de encantos, generosidade e cumplicidade.  Ao ver a pessoa amada, o coração bate forte e o desejo de estar ao lado dela é indiscutivelmente contínuo. Nada é capaz de frear esse amor, até mesmo os defeitos são ocultados por aquilo que um sente pelo outro.

Namoro, noivado, casamento, lua de mel. A vida a dois parece mesmo um encanto, o apetite sexual, então, é intenso, sem contar a troca de gentilezas, que parece não ter fim.

Porém, o tempo passa e com ele o que era deslumbrante vai sendo substituído por um grande tédio. 

Problemas surgem e já não são resolvidos com o mesmo ímpeto de antes. O encanto e a ternura diminuem, o príncipe vira sapo e a princesa, bruxa.

O que fazer quando isso acontece? Como agir quando um olha para o outro e não sente mais a mesma coisa, o mesmo prazer, a mesma alegria, o mesmo entusiasmo do passado?

Para a psicóloga clínica e terapeuta familiar Sylvia van Enck, a “perda de encanto” é bastante comum na fase que sucede a lua de mel, momento em que ambos enfrentam uma nova realidade.

“Eles começam uma vida compartilhando várias situações novas, como dormir e acordar juntos, dividir as tarefas da casa, partilhar despesas, administrar possíveis dívidas, relacionar-se com os familiares. 

Entretanto, todo esse ajuste leva um tempo. Obviamente que se o casal se uniu por amor, o fato de o encanto estar mudado não significa que tenha acabado o sentimento. Contudo, a comunicação entre o casal é um aspecto fundamental na vida conjugal. Comunicar-se significa falar e, principalmente, ouvir com respeito.”

Para ela, é de suma importância promover um caminho de abertura e proximidade, e não simplesmente pensar que o amor acabou.

Dicas preciosas

Um ótimo guia para aqueles que reconhecem o valor da vida conjugal e desejam resguardá-la do risco do divórcio pode ser encontrado no best-seller “Casamento Blindado”, de autoria do casal Renato e Cristiane Cardoso, também apresentadores do programa “The Love School”, da TV Record.

No livro, os autores dão dicas para o casal que anseia alcançar uma vida a dois feliz e realizada. Para eles, o que faz um relacionamento funcionar é a obediência a certas leis de convivência.

“Quando Deus criou o homem e a mulher, estabeleceu certas leis que regulam esse relacionamento. Se vocês respeitarem essas leis, serão felizes. Senão, não há alma gêmea que aguentará ficar com você... Não há outro caminho. Podem tentar culpar o casamento como instituição, facilitar o divórcio, inventar relacionamentos alternativos, viver em busca da alma gêmea, mas a única maneira de um relacionamento ser bem-sucedido é respeitando as leis que o regem”, abordam, em um dos trechos do livro.

“Coisas como perdoar, tratar o outro como também quer ser tratado, ter paciência, servir, ajudar, ouvir, não ser egoísta, falar a verdade, ser fiel, respeitar, ter bons olhos, tirar a trave do próprio olho primeiro, cuidar, agradar, etc., são básicas para que haja um relacionamento. Isso é o que as pessoas sabem que têm que fazer, mas não fazem. Quebram essas leis, e colhem as consequências disso”, ressaltam, também na publicação.

12/09/2013

HOMEM NÃO GOSTA DE MULHER TIPO "MARIA VAI COM AS OUTRAS"

Ela não tem opinião própria e é facilmente influenciável. Como conviver com uma mulher que não sabe o que quer e só se baseia no que os outros acham ou pensam? 


Não existe coisa pior do que conviver com alguém sem opinião, que não sabe o que quer e vive na “aba” de outra pessoa. Quando essas características estão presentes na mulher, então, aí é que o homem se chateia.

Estamos falando da famosa Maria vai com as outras, termo popular que existe para denominar aquela pessoa completamente sem personalidade, que vai no embalo dos outros, “dança conforme a música”.

É uma pessoa completamente influenciável que, a longo prazo, acaba perdendo a própria identidade, já que não tem uma linha de raciocínio própria.

Para os homens, um grave defeito em algumas mulheres.

O produtor de tevê Getúlio Borges, de 39 anos, está solteiro, mas já teve a experiência de conviver com uma mulher assim. E garante que não foi nada fácil. “Não foi legal, desisti. A mulher tem de ter opinião própria e tomar as decisões quando é necessário. Quando ela se importa mais com o que os outros pensam, as atitudes dela serão sempre influenciadas. Até mesmo um programa de televisão ou uma novela é capaz de servir como base para a sua vida”, diz.

Já o empreendedor Johnny Calixto, de 28 anos, diz não ter paciência com mulher assim. “Acho que quando ela ‘vai com as outras’ é porque a sua autoestima está em baixa ou simplesmente não tem projetos próprios”, afirma.

Para o professor de música Sérgio de Castro, também de 28 anos, a “Maria vai com as outras” é uma mulher com a qual você nunca pode contar. “É como ter alguém ao seu lado e ao mesmo tempo não ter.”

O que fazer?

Se você mulher se identificou com tudo o que foi dito de negativo a respeito desse comportamento, não se desespere. Todo mundo muda, as pessoas mudam, mas para que isso aconteça, é preciso, primeiro, reconhecer que necessita de ajuda, e querer mudar.

Na Universal, por exemplo, acontecem reuniões diárias que buscam auxiliar quem sente que algo está errado em sua vida e que, sozinho, não consegue mudar. 

E não perca, todos os sábados na Record, ao meio dia "THE LOVE SCHOOL".

05/08/2013

SINTO MUITO!






Em quase todas as línguas, a expressão para transmitir arrependimento ou pedido de perdão por algum erro cometido envolve um sentimento.

Sinto muito. Lo siento. I’m sorry. Je suis désolé.
Mas quando alguém erra de forma grave ou persistente conosco, não aceitamos mais essa expressão. Ao contrário, ao ouvi-la podemos até sentir vontade de bater na pessoa. (E depois dizer “sinto muito”, claro.)
Para mim isso é uma das demonstrações mais claras de que amor não é sentimento. Amor é fazer o que é certo por quem você ama. É agir justamente. É dar o que lhe é devido.
É por isso que quando o marido mente, trai ou pisa na bola de alguma forma, o “sinto muito” dele para a esposa não vale nada. O mesmo se aplica quando ela usa essas palavras mas no dia seguinte faz a mesma coisa. Melhor seria engolir as palavras e mudar. Reparo do erro requer atitudes.
Amor inclui sentimento, sim. Afinal, quando somos honrados, vemos as coisas certas acontecendo, nos sentimos muito felizes. O amor verdadeiro produz bons sentimentos, mas não é sentimento em si.
O interessante é que aqueles que se enganam com um “amor” sentimento—só de palavras, flores, passeios e sexo—costumam ser as mesmas pessoas que acabam tendo de engolir os muitos “sinto muitos” da pessoa que diz que “ama”.
Se você ama, faça o que é bom e justo para a pessoa amada.
Se alguém diz que lhe ama, não vá pelas palavras. Veja se ela lhe faz bem e faz o que é certo por você, especialmente ao custo de si mesma.
Do contrário, fuja dela.

Leia também:

30/07/2013

SEGREDOS PARA NÃO ENVELHECER


Apesar de todo o avanço da ciência e as inúmeras tentativas de descobrir a fonte da juventude eterna, o tempo continua sendo o principal agente da reciclagem humana. Morrem os velhos, os jovens tomam os seus lugares até que fiquem velhos também. Para quem foca nesta vida apenas, algo realmente deprimente.

Porém, a pior velhice não é a das rugas. Há muita gente com pele de bebê e o cérebro ainda operando em Windows 95. Aqui vai uma lista rápida para fazer um upgrade e se manter atualizado, não importa sua idade:
  • Esteja aberto a novas ideias. Quando você achar que não há nada melhor do que o que você já conhece, você está oficialmente velho.
  • Se você não melhora, piora. Nada é estático. Tudo muda, para melhor ou pior. Decida mudar para melhor.
  • Permita-se ser como criança de vez em quando. Até Jesus disse que esta é a condição para entrar no céu.
  • Deixe de reclamar da vida. Se você não for fazer algo para consertar o que está quebrado, pelo menos não seja um velho ranzinza.
  • Associe-se com quem pensa grande. Pensar pequeno é para o cérebro como ficar de cama é para as pernas.
  • Investigue a mente de Deus. Foi o sonho de Einstein. Deus não envelhece. Jesus morreu e ressuscitou aos 33 anos — a idade onde a juventude encontra a maturidade, o melhor de dois mundos.
Juventude não tem idade. — Pablo Picasso

18/07/2013

COMO APRECIAR SUA ESPOSA

30 dicas para o marido fazer que demonstram apreciação à esposa.
Depois de ter escrito o artigo Como apreciar seu marido, onde meu marido e outros amigos listaram o que eles gostam e, inclusive, o que gostaria que eu fizesse mais para que ele se sentisse apreciado, eu disse alto e em bom tom que “agora vem a vingança!” Nem preciso dizer que meu marido caiu na gargalhada.

Pois bem, chegou a hora de nós mulheres listarmos o que os maridos fazem ou dizem que nos fazem sentir apreciadas. Depois de conversar com muitas amigas, sim, as esposas daqueles amigos, aí vai a lista das coisas, pequenas e grandes, que os homens podem e devem fazer se quiserem suas esposas felizes fazendo tudo da outra lista. É bom lembrar que mais do que reciprocidade, se tratar bem sua esposa, ela será um anjo e companheira, e o maior ganhador será você mesmo.
  1. Deixar o trabalho no trabalho e dar atenção à esposa e à família quando chegar em casa.
  2. Dar flores por nenhuma razão específica, mas apenas para dizer "Eu te amo".
  3. Colaborar para manter a casa limpa, cozinhar e ajudar no que for necessário, principalmente se a esposa também trabalha.
  4. Fazer o possível para deixar a tampa do vaso do banheiro abaixada, mas limpa.
  5. Respeitar suas opiniões e entrar num acordo incluindo-as.
  6. Planejar encontros com pequenas surpresas.
  7. Deixar bilhetes românticos antes de sair para o trabalho.
  8. Verificar as portas e janelas da casa se estão trancadas antes de dormir, ou seja, assumir o papel de protetor da família.
  9. Cobri-la à noite caso esteja frio e sua coberta estiver fora da cama.
  10. Agir como "Homem" nas situações que exigem coragem e honestidade.
  11. Quando estiver pronto para a sessão "beijos e abraços", tenha certeza de estar perfumado e com os dentes escovados.
  12. Colocar em prática o poder de seu toque. O toque produz oxitocina, um hormônio que diminui o estresse e aumenta a confiança, seja através de suas mãos, abraços, beijos.
  13. Estar interessado no que ela tem a dizer e prestar atenção em suas ideias. Olhar no olho, conversar.
  14. Jamais diminuir a mulher, principalmente em frente às outras pessoas.
  15. Planejar momentos a dois e lutar para fazer acontecê-los demonstra que você a ama e quer passar seu tempo com ela.
  16. Pedir desculpas quando errar e saber perdoar quando ela erra.
  17. Ser grato por sua dedicação à família e a tudo que faz, e ajudá-la sempre que possível.
  18. Demonstrar que a aprecia mais por ações que por palavras.
  19. Sempre lembrar de datas importantes, como aniversário, aniversário de casamento e outras.
  20. Ser um pai presente, passar tempo de qualidade com os filhos.
  21. Ser um pai unido à mãe nas decisões relacionadas aos filhos.
  22. Elogiar sua aparência, mesmo de manhã, com a cara amassada e o cabelo despenteado.
  23. Querer ficar mais na cama com ela pela manhã.
  24. Não apressá-la.
  25. Mandar um SMS sem motivo, somente para dizer coisas boas.
  26. Ser carinhoso, abraçar e beijar, mesmo quando não estiver interessado em sexo.
  27. Incluir a esposa quando faz planos para o futuro.
  28. Correr do trabalho para casa, porque está com saudade da família e fazer do seu lar um refúgio.
  29. Preocupar-se com sua saúde e agir para cuidar da mesma.
  30. Fazê-la sorrir, com uma brincadeira, ou com um sorriso maroto. Detalhe, o sorriso terno também a fará sorrir.
Confesso que foi mais fácil arranjar 30 itens a partir dos homens quando disseram o que suas esposas fariam para se sentirem mais apreciados do que a lista das mulheres. Isso pode ter duas explicações:
  1. Os homens estão muito carentes e nós esposas precisamos demonstrar mais nossa apreciação por eles ou;
  2. As mulheres são mais fáceis de agradar que os homens ou muitas ainda pensam que somente os homens precisam fazer muitas coisas.
De qualquer maneira, se ambos estiverem dispostos a fazer ou melhorar em algumas coisas dessa lista, tenha certeza que a chama se manterá acesa, que o convívio progredirá e muito, e que, mais do que nunca, seu casamento será um sucesso, pois a comunicação fluirá como deve, e, consequentemente, todas as outras coisas necessárias à felicidade estarão presentes. Comece hoje a apreciar sua esposa e o casamento!

11/07/2013

15 ITENS QUE VALE A PENA LIVRAR-SE DELELES

(Este artigo é a tradução de um artigo em inglês, por Luminita D. Saviuc. O original está aqui)

Há uma lista de 15 coisas que, se você desistir de todas elas, isso vai fazer sua vida ficar muito, muito mais fácil e muito, muito mais feliz.


Nós nos prendemos a tantas coisas que nos causam tantas dores, estresse e sofrimento – e ao invés de deixá-las todas irem embora, agora… Ao invés de permitir que nós mesmos vivamos sem estresse e felizes… Nós nos agarramos a elas.

Não mais.

Começando a partir de hoje, nós desistiremos de todas essas coisas que não nos servem mais, e nós abraçaremos a mudança.

Preparado? Aqui vamos nós:

1. Desista da sua necessidade de estar sempre certo


Há tantos de nós que não conseguem suportar a idéia de estarmos errados, querendo sempre estar certos, mesmo sob o risco de terminar grandes relacionamentos ou causar um grande nível de estresse e dor, para nós e para outros.

Isso não vale a pena. Quando você sentir a necessidade “urgente” de entrar em uma briga sobre quem está certo e quem está errado, pergunte a si mesmo o seguinte:

“Eu preferiria ser a pessoa certa ou a pessoa gentil? Que diferença isso vai fazer? O meu ego é realmente grande desse jeito?”

2. Desista da sua necessidade de controle


Esteja disposto a desistir da sua necessidade de sempre controlar tudo que acontece a você e em volta de você – situações, pessoas, eventos etc.


Seja com seus amados, colegas de trabalho ou somente estranhos que você encontra na rua – apenas permita-os ser.

Permita que tudo e todos sejam como eles são e você verá o quão melhor isso vai fazer você se sentir.

“Ao se desapegar, tudo se torna realizado. O mundo é vencido por aqueles que se desapegam. Quando você tenta e tenta, o mundo se torna mais do que vencer.” (Lao Tzu)

3. Desista da culpa


Desista da sua necessidade para culpar outros pelo que você tem ou não tem, pelo que você sente ou não sente.

Pare de dar seus poderes para outros e comece a assumir as responsabilidades da sua própria vida.

4. Desista da sua conversa interior derrotista

Oh, meu Deus! Quantas pessoas estão machucando a elas mesmas por causa das suas mentalidades negativas, poluídas e repetitivas?

Não acredite em tudo que sua mente está lhe dizendo – especialmente se é negativista e auto-destrutiva.

Porque você é melhor do que tudo isso.

“A mente é um instrumento supremo se usada corretamente. Usada de maneira errada, no entanto, ela se torna muito destrutiva.” – Eckhart Tolle

5. Desista das suas crenças limitantes


Sobre aquilo que você pensa que pode ou não pode fazer, sobre o que é possível ou impossível.

De agora em diante, você não mais irá permitir que suas crenças limitantes mantenham você paralisado no lugar errado.

Abra suas asas e voe!

Uma crença não é uma idéia presa pela mente, ela é uma idéia que prende a mente. – Elly Roselle.

6. Desista de reclamar


Desista da sua necessidade de reclamar sobre aquelas muitas, muitas, muuuuuitas coisas – pessoas, situações, eventos que lhe fazem infeliz, triste e deprimido.

Ninguém pode fazer você infeliz, nenhuma situação pode fazer você triste ou miserável a não ser que você permita que isso aconteça.

Não é a situação que dispara aqueles sentimentos em você, mas sim como você escolhe olhar para tudo aquilo.

Nunca subestime o poder do pensamento positivo.

7. Desista da luxúria das críticas


Abandone sua necessidade de criticar coisas, eventos ou pessoas que são diferentes de você.

Nós somos todos diferentes, e mesmo assim somos iguais.

Todos nós queremos ser felizes, todos nós queremos amar e sermos amados e todos nós queremos ser compreendidos.

Todos nós queremos algo, e algo que é desejado por todos nós.

8. Desista da sua necessidade de impressionar os outros


Pare de pensar tão seriamente em ser ago que você não é somente pra fazer os outros gostarem de você.

Isso não funciona desse jeito. No momento que você pára de tentar tão seriamente ser algo que você não é, no momento que você tira todas as suas máscaras, no momento que você aceita e abraça seu eu verdadeiro, você descobrirá as pessoas sendo atraídas por você, sem esforço algum.

9. Abandone a sua resistência à mudança


Mudar é bom.

Mudar irá lhe ajudar a ir de A a B. Mudar irá ajudar você a fazer melhorias em sua vida e também na vida de pessoas à sua volta. Siga seu destino, e abrace a mudança – não resista a ela.

“Siga o seu destino e o universo irá abrir portas para você onde antes só haviam muros.” – Joseph Campbell

10. Desista das etiquetas


Pare de etiquetar coisas, pessoas ou eventos que você não entende. Páre de chamá-los “estranhos” ou “diferentes”. Tente abrir sua mente, pouco a pouco.

As mentes só funcionam quanto estão abertas.

“A mais alta forma de ignorância é quando você rejeita algo sobre o qual você não sabe nada sobre.” – Wayne Dyer

11. Desista dos seus medos


Medo é só uma ilusão. Ele não existe – você o criou. Está tudo na sua mente. Corrija o seu interior e tudo no seu exterior irá se encaixar.

“A única coisa que nós temos que temer é o próprio medo.” – Franklin D. Roosevelt.

12. Desista das suas desculpas


Coloque-as em um pacote e diga a elas que elas estão despedidas.

Você não mais precisa delas. Um monte de vezes nós limitamos a nós mesmos por causa das muitas desculpas que nós usamos.

Ao invés de crescer e trabalhar em melhorar nós mesmos e nossas vidas, nós nos tornamos presos, mentindo para nós mesmos, usando todos os tipos de desculpas – desculpas que 99,9% das vezes não são nem reais.

13. Desista do seu passado


Eu sei, eu sei. É difícil. Especialmente quando o passado parece tão melhor do que o presente – e o futuro parece tão assustador.

Você deve levar em conta o fato de que o momento presente é tudo o que você tem e tudo que você irá ter na vida.

O passado que você agora está buscando reviver – o passado com o qual você ainda sonha – foi ignorado por você quando ele era presente.

Pare de se iludir.

Esteja presente em tudo que você faz, e aproveite a vida.

Afinal, a vida é uma jornada, não um destino. Tenha uma visão clara do futuro. Prepare a si mesmo, mas sempre esteja presente no seu agora.

14. Desista do apego


Este é um conceito que, para a maioria de nós, é tão difícil de compreender e eu tenho que dizer a você que isso era complicado pra mim, também.

E ainda é… Mas não é mais algo impossível.

Você fica melhor e melhor nisso com tempo e prática. No momento em que você desliga a si mesmo de todas as coisas, você se torna muito mais cheio de paz, tão tolerante, tão gentil e tão sereno…

Isso não significa que você não dê o seu amor para estas coisas – porque amor e apego não têm nada a ver um com o outro. Apego vem de um lugar de medo, enquanto amor… 

Bem, amor real é puro, gentil e sem ego. Onde há amor não pode haver medo, e por causa disso, apego e amor não coexistem.

Livrando-se do apego, você chegará em um lugar onde você será capaz de entender todas as coisas sem tentar.

Um estado além das palavras.

15. Desista de viver sua vida através das expectativas de outras pessoas


Muitas pessoas estão vivendo uma vida que não é a vida delas.

Elas vivem vidas de acordo com o que os outros pensam que é melhor para elas, elas vivem suas vidas de acordo com o que seus pais pensam que é melhor, pelo que seus amigos pensam, seus inimigos, professores, governo e até do que a mídia pensa que é melhor para elas.

Elas ignoram suas vozes interiores, aquele chamado interno… Essas pessoas estão tão ocupadas em procurar agradar a todo mundo, preocupadas em atender as expectativas de outros, que elas perdem o controle de suas próprias vidas.

Elas esquecem o que as torna felizes, o que elas querem, o que elas precisam… E, eventualmente, elas esquecem delas próprias.

Você tem uma vida – essa aqui, agora – e você precisa vivê-la, apropriar-se dela e, especialmente, não deixar que a opinião de outras pessoas distraiam você do seu caminho.

E quem não quer ser ainda mais feliz na vida? Se você quiser ter de volta muito mais das suas boas emoções, utilize este teste de equilíbrio emocional que nós desenhamos especialmente para lhe ajudar a criar a partir de hoje uma vida muito mais realizada.