30/11/2012

A verdade acima de tudo

Relação amorosa deve ser transparente em sem mentiras

 
Por Tany Souza / Fonte da imagem: Thinkstock
tany.souza@arcauniversal.com
 
 
Contar ou não contar? Dizer tudo ou somente uma parte? Há situações que deixam dúvidas de como agir com a pessoa que se ama. Mas o fato é que a verdade vale a pena, mesmo que traga alguma mágoa.
 
A psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge afirma que a mentira pode ser prejudicial também para quem deixou de ser verdadeiro. “Quando se omite algo ou se conta meia verdade, de alguma maneira fica aquele sentimento de acusação para quem deixou de dizer a situação real, porque sabe que ficou alguma coisa presa lá atrás.”
 
E esse é um dos motivos pelos quais a verdade deve prevalecer. “A verdade deve estar acima de tudo, porque há situações em que não vale à pena carregar o sentimento de culpa, de acusação por ter mentido ou contado meia verdade”, afirma a psicóloga.
 
Quando alguém não fala a verdade, geralmente cobra mais transparência do parceiro. “A pessoa que omite ou que fala pela metade normalmente cobra do outro a transparência, justamente por ela agir dessa forma, porque sabe que tem aquele assunto mal resolvido. Ela não admite que o outro também tenha em relação a ela.”
 
A questão é que ambos devem saber lidar com o fato. “Os dois precisam aprender a aguentar a realidade de ambos, mesmo que traga mágoas e ressentimentos, para se libertar do que incomoda e assim conseguir prosseguir com a vida, sem mentiras que os prendam ao passado”, esclarece Débora.
 
Porém, a psicóloga alerta que não é indicado desenterrar erros do passado, mas sim ser sincero de agora em diante. “As pessoas só devem voltar no tempo e falar sobre o que aconteceu se isso estiver atrapalhando o relacionamento atualmente. Se não traz culpa nenhuma, sentimento nenhum, é somente decidir ser sincero daquele momento em diante”, finaliza a psicóloga.

28/11/2012

Homem de Verdade



Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, e a partir daí o diabo passou a trabalhar para que o homem o deixasse de ser. O primeiro grande problema do homem veio exatamente porque se deixou levar pela má decisão de sua mulher.
 
O nosso Deus não é conhecido pelo Deus de Sara, Rebeca e Raquel. Isso não é machismo, mas entenda que, mesmo vivendo em uma sociedade de direitos iguais, os papéis não são iguais. O homem de verdade sabe que ele é o provedor e protetor de sua casa. É ele quem deve ter a palavra final, ser o cabeça, ou seja, tomar as decisões. Mas a cada dia, o que vemos é o homem transferindo suas responsabilidades à mulher, em muitos casos, inclusive, é ela quem sustenta a casa.

Portanto, é preciso:
 
1° - Ser Homem de Verdade

Quase não se vê uma mulher casada que passa horas no videogame, ou que saia para um bar ou para praticar qualquer esporte, deixando o marido em casa com o filhos. Mas é muito frequente ouvir mulheres que se queixam dos maridos que passam mais tempo com os amigos ou diante de uma televisão ou computador se distraindo do que com elas. É decepcionante! Porque o homem que ela pensou que havia se casado segue sendo um menino.
 
Então, em primeiro lugar você deve se perguntar: Sou um homem de verdade? Assumi o meu papel de homem?
 
2° - Ser o Homem que a Esposa espera

A mulher quer se sentir segura, protegida. Ela quer participar das decisões, mas espera que o marido seja decidido, e que inclusive a contrarie, se for necessário. O marido não pode se excluir de suas responsabilidades de ser esposo e pai. Ele tem que demonstrar o amor, dar atenção, motivar e exortar.
 
Uma mulher não casa somente por ter um companheiro sexual, ela quer muito mais, ela quer um homem de verdade a seu lado.

Será que você até hoje não percebeu que a sua esposa tem gasto toda a juventude, trabalhando duro para ajudá-lo nas despesas, sendo que você deveria todos os dias prometer a si mesmo que tirará a sua esposa desta vida difícil para proporcionar-lhe uma vida que nem os pais dela puderam oferecer?
 
Responda a você mesmo: Sou o homem que minha mulher espera que eu seja, alguma vez me preocupei com o fato de que ela pode estar insatisfeita comigo a ponto de querer se separar de mim?
 
3° - Ser Homem de Deus

O que faz um homem se tornar homem de Deus é a obediência. Muitos maridos têm se apoiado na fé de suas mulheres, eles se escondem. Hoje Deus não tem encontrado um "Abraão", é mais fácil encontrar uma mulher de fé do que um homem de fé. Onde está o guerreiro valente, onde está o homem de oração, de fé e confiança em Deus? Garanto que a sua esposa nunca se queixará por você ser um homem obediente a Deus, porque nisso você demonstrará que é o homem de verdade que ela sempre precisou, porque você obedece a Deus.
 
Responda a você mesmo: Qual foi o dia em que você decidiu sacrificar para Deus em obediência? Você está realmente cansado de decepcionar a si, a sua esposa e a Deus? Então saia da caverna da acomodação e sacrifique para Deus, é hora de você ser o "Gideão" que há dentro de você!
 
Pastor Walber Barbosa

22/11/2012

Os perigos de guardar mágoa do companheiro

Bispo Adilson Silva alerta sobre as consequências desse mal

 
Débora Ferreira / Foto: Thinkstock
debora.ferreira@arcauniversal.com
 
 
Em situações que envolvem traição, mentiras e injustiças, a raiva surge espontaneamente. Mas, o problema maior ocorre quando esse sentimento se transforma em mágoa. De acordo com estudos, 57,3% dos homens causam essa dor nas mulheres. Em contrapartida elas são responsáveis por entristecer 42,6% deles.
 
O fato é que o cérebro das pessoas que não se desligam totalmente de um problema passado produz substâncias químicas e hormônios ligados ao estresse, o que prejudica diretamente a saúde. Inclusive essa amargura toda pode elevar a pressão arterial. Em alguns casos, a intensidade emocional causa até mesmo dor física.
 
“Se existe algo que pode ser apontado como destruidor de relacionamentos, o nome disso é mágoa, um sentimento ruim, que fica guardado a sete chaves e faz com que a mente se lembre com detalhes do mal que o outro lhe causou. Quando essa lástima traiçoeira chega ao coração (o centro das vontades), pode passar décadas, mas a pessoa não se esquecerá facilmente do que aconteceu”, explica o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor (www.iurdtv.com), bispo Adilson Silva.
 
De acordo com o bispo, a única arma para vencer essa dor ruim é o perdão. “E ele não pode ser da boca para fora, tem que vir de dentro, porque só assim nunca mais o problema será lembrado. Por exemplo, é possível que um casal feliz tenha discussões, mas se conseguir superar cada obstáculo, permanecerá junto para o resto da vida. Os dois têm que exercitar o perdão, saber perdoar”, destaca o bispo. Ele ainda completa dizendo que o problema toma uma proporção maior quando a pessoa vai acumulando tristezas, pois isso é favorável para que se crie um muro dentro do relacionamento.
 
Tome cuidado para não deixar que a situação fique cada vez mais distante e a causa inicial do problema não seja esclarecida o quanto antes. “Quando acontece do casal se sentar depois de muito tempo para resolver a última situação que levou a um mal-estar, o que não pode acontecer é desenterrar todos os acontecimentos passados, porque as mágoas vão se renovando, até chegar ao ponto de a relação ficar insustentável e os dois se autodestruírem”, alerta a também apresentadora do programa The Love School - A Escola do Amor (www.iurdtv.com), Rosana Silva.
 
Quem se aflige com algo que deveria ter ficado no esquecimento é o maior prejudicado. “Se ela sai de uma relação magoada, não só comprometeu aquele relacionamento como o próximo também.
 
Enquanto a ferida não for fechada, será um problema”, explica o bispo. A mágoa faz com que a pessoa fique rabugenta, intolerante, propicia diminuição da autoestima, enfim, é uma doença na alma.
 
“Normalmente, aquelas mais emotivas são propensas a guardar mais esse sentimento ruim. Uma pessoa magoada não é feliz e não tem condições de fazer o companheiro feliz”, finaliza o bispo.
 
Um relacionamento transformado por Deus
 
“Eu estava sofrendo muito com o meu casamento. Era uma pessoa muito complexada e com baixa autoestima, e isso fazia com que meu marido não se sentisse feliz comigo. Procurei a IURD para buscar o perdão e esquecer tudo o que passou. Me propus a buscar uma nova pessoa em mim. Quando parei de cobrar a perfeição no meu marido, começou a transformação”, lembra a analista de cobrança Cibele Marinho.
 
Segundo ela, a partir do momento que o esposo percebeu as mudanças da companheira, atreladas às explicações de como mudar, ele também buscou ajuda. “Eu olhava a transformação da Cibele e quis para a minha vida também. A minha mágoa era porque a família dela não aceitava nosso casamento no princípio, e isso afetava muito em qualquer briga que a gente tinha”, comenta Tadeu Marinho.
 
Ela recebeu o Espírito do amor e ele seguiu o exemplo.
 
Melhore a sua vida sentimental também. Todas as quintas-feiras, na IURD, acontece a Terapia do Amor. Durante os encontros, os palestrantes explicam, entre outros assuntos, que para ser feliz é necessário que algumas regras sejam estabelecidas dentro do relacionamento. Se você é solteiro, casado ou separado poderá encontrar nessas reuniões a direção ideal.

17/11/2012

Homens tendem a perdoar menos a traição

Somente 13% dos entrevistados dariam uma segunda chance à companheira

 
Da Redação / Foto: Thinkstock
redacao@arcauniversal.com
 
 
Apenas uma média de um entre dez homens perdoaria a esposa, noiva ou namorada por traição, segundo pesquisa britânica encomendada por uma empresa de produtos de lavanderia bastante popular no Reino Unido.
 
Do outro lado, seis em cada dez mulheres perdoariam os parceiros traidores, além de flertes e negligência no que tange ao romance.
 
Entretanto, algo interessante foi descoberto no estudo: elas tendem a perdoar uma ou duas dessas faltas, mas normalmente deixam os homens na terceira vez. A duração dos casos extraconjugais também é analisada e influi na probabilidade de perdão.
 
Os homens que alegaram perdoar uma infidelidade da companheira foram 13% dos entrevistados.
 
Do total, 89% das pessoas entrevistadas, entre homens e mulheres, disseram que, mesmo em caso de o perdão acontecer, recuperar a confiança no cônjuge seria o problema mais difícil de resolver. De acordo com a pesquisa, 38% dos relacionamentos britânicos apresentam algum tipo de infidelidade.
 
Quando os pesquisadores perguntaram sobre o que contribuiria para que a traição não ocorresse de nenhum dos dois lados envolvidos, a resposta quase unânime foi ser honesto, franco, aberto sobre os sentimentos um para com o outro. O bom, velho e eficiente diálogo.

15/11/2012

Não se deixe levar pela influência negativa do companheiro

É preciso firmeza e muita paciência para inverter a situação e mostrar que tudo pode correr bem

 
Por Tany Souza / Fonte da imagem: Thinkstock
tany.souza@arcauniversal.com
 
 
Você está empolgada e chega seu marido e diz: “Não vai dar certo, você vai ver. Melhor nem arriscar!” Como agir? Por que será que ele é tão negativo?
 
A psicóloga Débora Cristina de Macedo Jorge diz que atitudes assim podem até mesmo influenciar no casamento. “Por isso, é preciso sempre pensar que o bem tem que sobrepor o mal e, dessa forma, se comportar conforme seus valores, para que seu comportamento positivo sobressaia e possa influenciá-lo.”
 
Mas isso não é tarefa fácil, já que casamento não é uma relação à distância. “Se já sabe que esse negativismo faz parte do comportamento dele, da sua cultura, é necessário se blindar contra isso.”
 
E essa defesa contra a influência negativa do parceiro deve ser feita com cautela. “Essa blindagem acontece ao se colocar sempre como ouvinte e, de forma delicada, colocar a outra visão, provando com resultados que aquilo que você disse funciona. É com os resultados que se consegue impor sutilmente o lado positivo”, ensina Débora.
 
Para isso, a psicóloga enfatiza que é preciso saber de onde vem a negatividade do companheiro, para tentar ajudá-lo. “Aquilo que faltou para ele no passado deve trazer para o presente. Como, por exemplo, o carinho. Há homens que não sabem ser carinhosos, porque não receberam isso. Cabe ao outro ensinar aquilo que o companheiro não teve antes.”
 
Mas é claro que não é sempre que estará disposto a lidar com o negativismo do outro. “Se já sabe que a pessoa é assim, há duas opções para conviver: se não estiver preparada naquele momento, deve evitar. Ou já vai com armadura para aquilo que ele falar ser neutralizado e não lhe atingir. É claro que no casamento não há como evitar o outro, por isso, a dica é não bater de frente”, finaliza a psicóloga.

09/11/2012

10 pedidos de toda esposa


36
  1. Que eu seja a única mulher de sua vida. Me faça sentir suficiente para você.
  2. Quando eu estiver falando, preste atenção. Ouviu?
  3. Sim, eu preciso ouvir você falar que me ama de vez em quando. Mas três vezes ao dia também enjoa. Menos.
  4. Não sou máquina de sexo. Mas até máquina precisa de aquecimento e manutenção. Imagine eu.
  5. Não minta para mim. Nunca. Jamais. Incentivo: eu ainda tenho aquele pau de macarrão lá na cozinha.
  6. Não me importo que você seja o líder. Apenas me dê razões para confiar na sua liderança. Saber para onde estamos indo também ajuda.
  7. Me faça sentir segura com você. Caráter. Domínio próprio. Trabalho. Em tudo.
  8. Surpreenda-me de vez em quando. Boas surpresas me fazem sentir especial.
  9. Eu gosto quando você realmente se interessa no que penso. E me diz o que pensa.
  10. Quando eu estiver estressada, agindo e falando como uma doida, simplesmente pegue minha mão, me abrace, me acalme e diga: “Vai dar tudo certo.” Depois aproveita e leva o lixo para fora.
  11. (Não podia ser só 10, né?) Leia o livro Casamento Blindado comigo?
Cadastre-se nesse blog e seja avisado de novos posts…

08/11/2012

10 pedidos de todo marido


70
  1. Não levante a voz para mim. Sua voz doce surte muito mais efeito.
  2. Se eu não dei razão, não me acuse de flertar com outra mulher.
  3. Vista-se sensualmente só para mim.
  4. Às vezes eu realmente não estou pensando em nada. Acredite.
  5. Pode levar o tempo que quiser para se arrumar, desde que a gente saia na hora combinada.
  6. Não me exponha diante dos outros. Jogue para o nosso time, não contra.
  7. Nunca me deixe ser o último a saber.
  8. Deixa eu te caçar 80% das vezes. Os outros 20% você me caça (gosto de ser caçado de vez em quando também).
  9. Você merece tudo o que tem no shopping center. Verdade. Mas lembre-se que o nosso cartão tem limite.
  10. Vamos deixar de implicar com a tampa do vaso. Se ela estiver para cima, você a põe para baixo. Afinal, quando ela está para baixo, eu a ponho para cima.
Amanhã: 10 pedidos de toda esposa
Leia também: